domingo, 2 de junho de 2013

Níveis de Alfabetização

Níveis de Alfabetização
Em síntese, podemos dividi-los em vários níveis, porém, vamos destacar os cinco principais:
1)Pré-Silábico Nesta fase, os alunos escrevem rabiscos ou até mesmo letras para representar as palavras, porém sem nenhum vínculo com o que é falado. Exemplos:A R M S MO H A O R U I L N M (brigadeiro), A (brigadeiro)
2)Silábico sem valor sonoro (Intermediário 1) O aluno representa o que ouve com a quantidade certa de sílabas, porém, sem relacionar o que ouve com a representação gráfica.Exemplo:
R O M T (brigadeiro)
3)Silábico com valor sonoro Nesta fase, os alunos representam graficamente aquilo que ouvem, através da utilização de uma das letras de cada sílaba, representando cada uma com uma das letras presentes na mesma. Exemplo:I A E O B H D O (brigadeiro)
4)Silábico Alfabético (Intermediário 2) O aluno representa o que ouve com a quantidade certa de sílabas, ora, representando graficamente a sílaba por inteiro misturada a letras isoladas do fonema contido na sílaba, ora, representa a sílaba com outra letra que representa o mesmo fonema.Exemplos:
P I P O K (pipoca), S U K O (suco), B I Z (bis)
5) Alfabético Nesse nível de alfabetização, a criança já apresenta um domínio da escrita, incluindo as sílabas complexas. Exemplos:
BRIGADEIRO, PIPOCA, SUCO, BIS
BIBLIOGRAFIA
http://www.centrorefeducacional.com.br/emiliealfa.htm
http://crisblogmeumundo.blogspot.com/2008/02/nveis-de.html


Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/niveis-de-alfabetizacao/14595/#ixzz2V4IEP2nC

Nenhum comentário:

Postar um comentário