segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O papel do supervisor escolar


Objetivo geral:
-Analisar a função do supervisor escolar. 
Objetivos específicos:
-Investigar teorias que abordem a função do supervisor escolar para as exigências da sociedade na atualidade;
-Analisar embasamentos teóricos que defendem o papel do supervisor para uma sociedade em constantes mudanças;
-Investigar entre os profissionais entrevistados sobre o papel do supervisor;
- Comparar as respostas entre os entrevistados da escola e após entre as escolas;
- Comparar a teoria defendida no trabalho com a coleta de dados das escolas;
- Definir estratégias a ser tomado pelas escolas para ressignificar o trabalho do supervisor escolar.
Justificativa
O tema pesquisado surgiu durante as aulas do módulo “Orientação e Supervisão Escolar” e durante um curso de formação teórica em que participei no município de Lajeado que abordou o tema: “O papel do Supervisor escolar”. Desta forma ficaram algumas interrogações entre a teoria defendida durante o módulo e no curso com a prática realizada dentro das escolas.
 Ficava muito atenta durante o curso nas opiniões e comentários dos meus colegas e pensava: Será que na prática realmente executam a função de supervisor? Ou será só na teoria? As dúvidas foram aumentando e imaginava como a teoria e prática poderia caminhar sempre junta, fazendo-se presente no dia-a-dia do trabalho do supervisor escolar.
Com base nisto, desenvolveu-se uma fundamentação teórica que traz as reais funções do supervisor na atualidade e suas contribuições para uma educação de qualidade. Assim teve-se a oportunidade de investigar, a teoria e a prática, relacionando ambas com questões a respeito do papel do supervisor escolar e como estes papéis estão sendo desempenhados na prática.
Após discutir criticamente o papel do supervisor escolar, fez-se uma investigação entre os supervisores, diretores e professores com coleta de dados a partir de questionários elaborados. A pesquisa procurou trazer um comparativo de como os segmentos da escola: direção, professores e supervisores estão percebendo a função do supervisor escolar.
Desta forma a pesquisa visa colaborar para que os professores, diretores e supervisores possam refletir sobre a importância do supervisor dentro das escolas.
Os segmentos que responderam as estas questões são de uma escola municipal do bairro Planalto da cidade de Lajeado, durante o mês de março no ano de 2008. Foram entrevistados, na escola todos os professores, os diretores e supervisor, com relação à função do supervisor escolar. Depois de realizada a pesquisa, as respostas foram lidas, analisadas e comparadas num quadro, para se obter maior clareza do resultado e assim comparar com a teoria defendida.
Hipótese
O trabalho do supervisor escolar dentro da escola pode contribuir para uma educação de qualidade, dentro de um processo pedagógico pensado com seriedade e nas funções que a escola precisa exercer.
Problema
Como os supervisores, professores e direções das escolas definem as funções do supervisor escolar?
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
 # O PROCESSO HISTÓRICO DO SUPERVISOR ESCOLAR;
# O PAPEL DO SUPERVISOR ESCOLAR
O PROCESSO HISTÓRICO DO SUPERVISOR ESCOLAR
Ao longo da história do Ensino no país muito já se pesquisou e já se sabe sobre a função do supervisor escolar. Esta história nos traz o surgimento do supervisor, com o surgimento das fábricas. Concebido como parte de um processo de dependência cultural e econômica integrado a um projeto de controle do povo e da nação.
Nas escolas nasce como Inspetor Escolar, para fiscalizar o ensino, o trabalho dos professores, como, por exemplo, realizar estatísticas escolares, orientar quanto a implementação do ensino, coordenar e orientar o ensino garantindo que a legislação fosse implementada.
No séc. XVII registraram-se altos índices de mortalidade infantil, a criança era vista como adulto em miniatura e o ato de educar na escola cabia ao professor, que tinha como meta de trabalho ensinar regras de comportamento, ofício, ética na profissão e o valor do trabalho. A escola na época correspondia ao tipo de homem que queria formar e na escola concretizava-se. Pois o princípio era “máxima produção em menos tempo, sem desperdício”. 
A Constituição de 1891 definiu:
Responsabilidade pelo ensino secundário  da União e a competência pelo gerenciamento do ensino primário e do normal dos estados. Assim os estados seriam divididos em inspetorias e cada uma dessas teria um inspetor responsável pelo controle do funcionamento e da estatística escolar.
Com a Lei nº 4024/61 a Inspeção tomou uma nova forma, que além de inspecionar teria que orientar as escolas. Pois, as escolas precisavam ser orientadas na implantação de programas de ensino que atendessem a organização curricular, adequando-se as demandas regionais. Para tanto, as Secretarias de Educação estaduais, passaram a organizar equipes de supervisores, para atender as escolas.
Com a fragmentação do ensino, foi estabelecida uma divisão intencional e ideológica.
Intencional por viabilizar uma concepção tecnicista de educação, permeando as políticas educacionais do Governo Federal, atrelada aos acordos do MEC/USAID. Ideológica, refletindo uma concepção de divisão técnica do trabalho, acompanhando a lógica do capitalismo industrial
Neste passar rápido pela trajetória do supervisor registra-se uma visão fragmentada. Os estudos teóricos, as análises de diferentes pontos de vista, as vivências de profissionais que atuam nesta área, a realidade encontrada hoje em nossa sociedade, os saberes renovando-se a todo instante, as novas necessidades enfrentadas nas escolas, levaram os supervisores a repensar a sua prática, para atender a nova demanda da escola.
"Transformar significa ultrapassar o estabelecido, desmontar os antigos referenciais, adotar novas bases conceituais, construir novas modalidades de ação, ligando objetividade e subjetividade" (PLACCO, 2001, p.17).
O PAPEL DO SUPERVISOR ESCOLAR
O olhar que se tinha sobre o papel do Supervisor Escolar começou a ter novos rumos para poder contemplar as necessidades desta nova clientela de alunos, professores e comunidade escolar.
A necessidade vai ao encontro da superação de papéis que o supervisor assumia até o presente momento.
Escola, assumir o compromisso com a formação do homem transformador.
Conforme o dicionário, supervisão significa: “Orientação ou inspeção em plano superior”. A leitura dessa definição remete a uma perspectiva de movimento; ou seja; não dá para compreender a coordenação a partir de um só lugar, operando apenas com semelhanças ou, ainda, privilegiando a homogeneidade.
PAPÉIS IMPORTANTES:
 Priorizar: o quê, como e para quem ensinar;
 Acompanhar o aprendizado e a formação de
cada aluno;
 Discutir o desempenho dos alunos, pontos que concentram dificuldades de aprendizagem e estratégias que funcionam ou não;
 Ajudar a elaborar e aplicar o projeto da escola;
 Dar orientação em questões pedagógicas;
 Atuar na formação contínua dos professores;
 Motivar o professor a fazer cursos de aprimoramento;
Dialogar com os pais e responsáveis sobre questões pedagógicas e compreender a ansiedade da família;
 Ter muita paciência e senso de justiça;
Afinal, a necessidade de saber trabalhar com diferentes públicos está sempre presente. Não só os alunos necessitam do apoio do supervisor, mas também os pais, professores e a direção da escola. 
Estar atento a essas variações exige um ótimo relacionamento interpessoal e, também, uma visão global da instituição. Esta habilidade é alcançada quando se pensa na educação como um todo.
Construir um ambiente de cooperação em que todos possam ouvir e ser ouvidos para prevenir o risco de se perder tempo com atividades inócuas;
 Criar condições favoráveis ao aprimoramento dos alunos;
Organizar o calendário escolar;
 Realizar reuniões periódicas com pais e docentes;
 Deixar de lado fórmulas prontas e levar em conta a realidade da escola e da comunidade;
Organizar o dia a dia e assegurar que se crie uma estrutura de formação continuada no ambiente escolar;
 Encaminhar para profissionais especializados os alunos que apresentam problemas;
Acompanhar e colocar em prática a proposta pedagógica criada conforme o Projeto Político Pedagógico, Planos de Estudo e Regimento Escolar;
Manter atualizados documentos pertinentes: Projeto Político Pedagógico, Planos de Estudo e Regimento Escolar.
As condições básicas para o exercício de uma atividade supervisora são: capacidade de visão de conjunto: situar cada problema no contexto da situação geral; capacidade de compreensão com as pessoas que trabalha; capacidade de analisar as situações que causem tensões; experiência como administrador/professor de escola no trabalho que irá dedicar-se; capacidade de administrar os vários aspectos técnicos da sua profissão; elevado nível de inteligência; experiência geral de administração.O dia a dia do supervisor exige que ele administre seu tempo para cumprir inúmeras tarefas.
A supervisão tem como objetivo geral, dar condições para que os objetivos da educação sejam atingidos. Envolve o aperfeiçoamento do processo total ensino-aprendizagem, pois, até certo ponto, há uma interdependência dos dois aspectos. Os objetivos gerais da educação nacional são o desenvolvimento integral do aluno e a sua integração no meio físico e social.
Para Medina (1995, p. 22),
“Papel do supervisor passa, então, a ser redefinido com base em seu objeto de trabalho, e o resultado da relação que ocorre entre o professor que ensina e o aluno que aprende passa a construir o núcleo do trabalho do supervisor na escola”.
o planejamento torna-se essencial para uma atuação eficiente.
A supervisão dirige a atenção para os fundamentos da educação. O supervisor deve procurar ter consciência clara dos conceitos e crenças que determinam sua maneira de agir, dos fins que pretende atingir e dos meios a utilizar. Isso corresponde à filosofia que baseia sua atividade supervisora.
Então, o supervisor moderno deve ser uma pessoa capaz, preparada sob o ponto de vista educacional e psicológico, especialista no processo democrático do grupo.
 






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