segunda-feira, 7 de março de 2011

Reflexões soltas


Fui levar meus filhos para uma aventura de ajudar o meio ambiente. Levá-los  a um local lindo na beira do rio Guaíba, mostrar-lhes a realidade do descaso para com as belezas de nossa cidade. A proposta era de limpar uma pracinha completamente abandonada e colocarmos areia da beira do rio na caixa de areia, e deixar o espaço em condições de diversão, visto que o descaso das partes competentes e autoridades é uma triste contestação de anos. Levei inclusive minha câmera de fotografias para fazer o antes e o depois, porém não foi possível, porque ao chegarmos lá, encontramos crianças da “vila chocolatão” tomando banho nas águas poluídas do Guaíba, sem um adulto de responsável. As crianças tinham idades entre 0 a 13 anos, brincavam entravam na água.
Meu filho menor me questionou porque eles podiam entrar naquela água e ele não. Porque eles estavam sozinhos, sem adultos por perto.
Não respondi nada na hora para o meu filho( para eles nao ouvirem, e para explicar com calma em casa). E os deixei a vontade. Nem toquei mais no assunto de limpar o local e levar a areia para a caixa de areia da pracinha, fiquei observando, me senti de certa forma responsável por aquelas crianças que brincavam sem ninguém para cuidá-los, e o que é pior, na água poluída do Guaíba.
Na beira d’água tinham restos de animais sacrificados, penas, lixo, grama alta, mato alto entre as mesas de concreto e bancos, impossibilitando que as pessoas se aproximassem dos locais que foram projetados para isso.  Um local que se fosse preservado seria uma bela opção para qualquer cidadão freqüentar e não somente os excluídos “vileiros” que tomavam banho no Guaíba.
A criança mais velha devia ter uns 13 anos, era a que embalava um bebê que por vezes chorava, tinham um carrinho onde colocavam a criança na tentativa de fazê-la dormir. Não avistei nenhuma garrafa de água ou lanches, eles já estavam ali a horas, brincavam, se banhavam, por vezes brigavam, se agrediam física e verbalmente, e eu fiquei observando as meninas que estavam ali, que infância era aquela ? Uns cuidando dos outros. Já estressadas e agressivas umas com as outras desde pequenas. Eles chegaram perto de meus filhos que e olharam, mas não se comunicavam, se quer pediram para brincar com os inúmeros brinquedos de areia do meu filho, ele tinha levado para cavar e carregar  a areia.
Eu, conversei com uma menina, que olhava cada brinquedo do meu menino, e mordia um bico ansiosamente, mais nada. Vinha e ia. E outro menino que chegou, se aproximou e veio brincar com os meus filhos.
Me senti muito amarrada, por não poder fazer nada, naquela triste situação, de me planejar para uma ação com meus filhos e chegar lá e me deparar com uma deprimente realidade.
Vamos voltar lá para executar nossa proposta de limpar a área. E ajudar de certa forma o meio ambiente, porque acreditamos que cada um deve fazer algo, o que for possível, e estiver  ao seu alcance. Eu me proponho a educar sempre para ação, e modificação, mas naquele momento me vi mais apreensiva porque me preocupei com aquelas crianças qe poderiam se afogar, fiquei cuidando, e qualquer coisa eu poderia pedir socorro
Me decepciono ao ligar a TV e ver os políticos pulando carnaval no meio das escolas de samba, vivendo demagogicamente, enquanto as crianças ainda estão abandonadas e são de responsabilidade do Estado.
Toda Criança tem direito a saúde, a comida, a brincar, a moradia e uma vida digna. O que vi, eram crianças tão costumadas a exclusão, que se quer falavam com a gente de tão descriminadas que são. E essa mentalidade tem que mudar, existe uma outra vida possível e muito mais digna e fora da vila. Estudar vale a pena. Viver vale a pena! Lutar por uma vida melhor vale a pena!  
Enquanto muitos brincam o carnaval, viajam, e vivem despreocupadamente, existem crianças largadas a própria sorte.
Cadê a fiscalização? Cadê as pessoas responsáveis pelas praças e parques de Porto Alegre, eu irei até o departamento solicitar limpeza para aquela região, e quero ver quanto tempo vai demorar para tomarem uma atitude, e quanto as sujas e perigosas  águas do Guaíba, essas não adianta eu reclamar, porque só irão tomar uma iniciativa a hora que estas águas forem de interesse de grandes poderes. Porque a vida daquelas crianças não é de interesse dos poderes políticos, quantas crianças já morreram afogadas nas poluídas águas do Guaiba? E quantas mais irão morrer? Cadê os órgãos competentes responsáveis pelas crianças e adolescentes? Pessoas que são remuneradas para tais funções?  
Abandono de incapaz é crime! Na minha visão, esses incapazes foram duplamente abandonados, pelos pais  e principalmente pelo Estado, que garantem uma legislação, porém não viabiliza e nem agiliza a fiscalização e cumprimento da mesma.
 Os políticos somente falam de projetos, de planejamento, e nada fazem, se não fossem os patrocinadores que realizaram investimentos na beira da avenida, para colocarem enormes propagandas, nada teria sido melhorado naquela linda região, tão necessária a todas as classes sociais. Chega a ser desumano, ver as pessoas caminhando na Beira – rio, enquanto as criança de baixa renda aproveitam para se banhar no Guaíba. Assim, como acontecem, em inúmeros outros locais, e praças publicas.
Será que estão tão desacostumados a observar? Ou se acostumaram a fazer de conta que não virão?
Esse não é o mundo que eu sonhei para os meus filhos. Eu sonhei com um mundo que as coisas acontecem.
Sonhei com a reflexão, correção e com a ação. Com um mundo mais humano, principalmente com as crianças, inocentes, indefesos, responsabilidade de todos!
Beijos
Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário