Inclusão e suas possibilidades
e doutora em Psicologia UFRGS Maúcha
Histórico da Educação Especial
inteligência
- “adaptação social” e “aprendizagem”
- fatores ambientais
aprendizagem
Integração
Inclusão
concentrando-se naqueles que têm sido excluídos de oportunidades
ESCOLA QUE PROTEGE
Sifuentes
Família
•
Expectativas, fantasias, planejamento
•
Fases do Luto (Bowlby, 1973/2004)
•
http://www.youtube.com/watch?v=dNpuc2rjz2k
Crianças com NEE:
•
Preocupação com o presente e futuro
•
Perpassa o ciclo vital
•
Escolha dos profissionais
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Bombardeios de informações
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Teoria do Apego (Bowlby, 1973/2004)
Aumento do tempo dedicado à criança
•
Fases do Luto
•
Entorpecimento
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Anseio e busca pela pessoa perdida
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Desorganização e desespero
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Parentalidade
Reorganização
•
Criar uma criança com deficiência demanda muitas tarefas
•
Estresse parental
•
Mães mais estressadas
•
Quais fatores influenciam o desenvolvimento humano em situações severas de estresse?
Por que algumas famílias conseguem altos níveis de adaptação e satisfação e outras não?
Histórico
Estresse depressão, raiva, menor intimidade conjugal
•
Centrada nos problemas da criança
Centrada nas necessidades da criança e da família
Relação família-escola
Intervenção educativa
•
Pais têm vivência escolar diferente
•
Relacionamento colaborativo
•
Intercâmbio de informações
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Atividades em casa
•
(Dessen & Polonia, 2007)
Considerações Finais
Participação em atividades da escola
•
Importância da inclusão para crianças com deficiência
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Mudança de concepção sobre a educação e a educação especial
•
Necessidade de formação
•
Referências
Bosa, C. A., Sanini, C. & Sifuentes, M. (2012). Ele está se socializando, mas... estará
aprendendo? Os dilemas do educador na inclusão de crianças com autismo, na Educação Infantil.
In: ONG Grupo 25 (Org.),
Bowlby, J. (2004).
Fontes. (Original publicado em 1973).
Coll, C., Marchesi, A. & Palácios, J. (2004).
Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais
Dessen, M. A. & Polonia, A. C. (2007). A família e a escola como contextos de desenvolvimento
humano.
Masten, A. S. & Garmezy, N. (1985). Risk, vulnerability, and protective factors in developmental
psychopathology. Em: B. B. Lahey & A. E. Kazdin, (Eds.) Advances in Clinical Child
Psychology, (pp.1-52). Plenum Press, New York.
Desafio que pode trazer muita gratificaçãoInclusão: O direito de ser e participar. Piracicaba, SP : Editora Souza.Apego e perda: Perda, tristeza e depressão (Vol. 3, 3ª ed.). São Paulo: MartinsDesenvolvimento psicológico e educação:. Porto Alegre: Artmed.Paidéia, 17 (36), 21-32.
2ª aula: Psicóloga e doutora em Psicologia UFRGS Cláudia Sanini
Inclusão Escolar
•
com histórico de fracasso escolar
Momento da história da educação do aluno com deficiência, com dificuldades na aprendizagem ou avanço sem retrocesso
•
Movimento internacional de revisão de pressupostos fundamentais da educação especial
•
(Beyer, 2005)
Proposta da Educação Inclusiva
Parte do princípio que a educação é um direito fundamental
•
valores pessoais
Antes de se constituir em um projeto educacional, consiste em uma visão de vida, em uma revisão dos
•
inusitada: alunos com condições de aprendizagem muito diversas
Desafio – porque confronta o (pretenso) sistema escolar homogêneo com uma heterogeneidade
•
(Beyer, 2005)
História da educação formal ou escolar
Inquieta e desafia professores e profissionais
•
Nunca houve uma escola que recebesse todas as crianças, sem exceção alguma
•
As escolas sempre se serviram de algum tipo de seleção
•
(Beyer, 2005)
Escolas Especiais
Crianças com deficiência onde estiveram durante esse tempo?
•
Solução transitória que não deveria ter caráter permanente
•
qualquer outro lugar a não ser nas escolas especiais
Por que incluir?
Estabelecimento de uma cultura e consciência: não se poderia educar alunos com deficiência em
•
Porque alunos com NEE ou com deficiências não vivem em uma sociedade especial
•
isolá-las no período de aprendizagem escolar?
Se o lugar de convivência das crianças com deficiência é o mundo de que todos participamos, porque
Deficiência e Incapacidade
CRENÇAS
•
Formas de perceber o mundo e seus fenômenos
•
Influenciam as percepções e julgamentos do professor
•
competência (Barcelos, 2006)
Senso de Autoeficácia
Professores que acreditam que os resultados são contingentes às suas ações Senso de controle e
•
alcançar o resultado almejado (Bandura, 1997)
Autoeficácia Crença nas próprias habilidades para apresentar comportamentos que possibilitem
•
alcançar resultados acadêmicos
(Bzuneck & Guimaraes, 2003)
Resultados
Professor Crença na possibilidade de poder organizar e implementar ações exigidas que permitam
•
(Bzuneck & Guimaraes, 2003)
Influência das crenças de autoeficácia na motivação e no bem-estar pessoal no trabalho dos professores
•
estressantes (Schwarzer & Hallum, 2008)
Atitudes dos professores
Autoeficácia recurso pessoal, proteção para o professor de experiências de trabalho tensas e preditoras de práticas pedagógicas eficazes
•
Falta de autoconfiança insegurança, afeta o trabalho
•
Crenças
Influenciam:
Investimento
Olhar
Possibilidades
Interação
Modo de trabalhar...
Professor possui conhecimento necessário não confia em si
•
O ser humano é, em grande parte, o que os outros supõem que ele seja
•
Murray, Ruble, Willis & Molloy, 2009; Robertson, Chamberlain & Kasari, 2003; Sanini, 2011;
Sifuentes, 2011)
As crenças do professor sobre seu aluno dirigem a sua prática (Cacciari, Lima & Bernardi, 2005;
Crenças pré-concebidas:
Visão distorcida acerca das deficiências
Como trabalhar?
Afeta a provável eficácia de suas ações para a promoção das habilidades da criança
Cada profissional trabalha e gerencia as situações da sua forma, usa seus mecanismos
Não existe uma receita pronta
para saber como trabalhar
Relação Professor x Aluno
Importante entender o que acontece com a criança, como é o seu funcionamento, isso oferece bases
o trabalho
Estar atento às características da criança, às suas necessidades, preferências, gostos e, então, estruturar
Em uma classe heterogênea não tem como trabalhar de forma homogênea?
Esquecer o habitual
Criança com NEE
Atenção às peculiaridades de cada um
Diagnóstico
Precisam ser vistas e reconhecidas
Rotular a criança
Deliberadamente ocultado dos professores
(Bosa, Sanini & Sifuentes, 2012)
Precisa relacionar-se com a criança em si
Sinalizador
O uso que se faz desse conhecimento evitar rotular a criança Orientar o caminho
potencialidades
A relação educador/educando jamais deve basear-se nos sintomas da criança em detrimento de suas
2012)
Questão da Avaliação
Potencialidades matéria-prima do trabalho do professor (Inclusão) (Bosa, Sanini & Sifuentes,
parte do crescimento do indivíduo
Equiparar por “desenvolvimento mental” impede considerar outros aspectos que também fazem
(Beyer, 2005)
Benefícios da Inclusão
Reter o aluno em determinado ano importante analisar cada caso
•
refinamento e o desenvolvimento de todos
Convivência compartilhada favorece os contatos sociais, a experiência a partir do convívio diário, o
•
(Macintosh & Dissanayake, 2006)
Resultados concretos da Inclusão
Todos aprendem a conviver com as diferenças
•
2003):
Aumento da Percepção mais positiva
Diminuição dos Problemas de comportamento
Socialmente mais incluídas
Relacionamento entre professores da escola comum e alunos com NEE (Kristen, Brandt & Conie,
•
Efeitos da inclusão no comportamento:
•
Melhora significativa na concentração das atividades propostas
•
Bom estabelecimento de relacionamentos
•
Comportamento de atender a ordens
•
Maior investimento da família na aprendizagem da criança
•
(Serra, 2004)
Referências
Bandura, A. (1997).
Barcelos, A. M. F. (2006). Cognição de professores e alunos: Tendências recentes na pesquisa de crenças sobre
ensino e aprendizagem de línguas. In A.M.F. Barcelos, & M.H. Vieira Abrahão (Eds.),
línguas
Beyer, H.O. (2005).
Alegre, Brasil: Mediação.
Bosa, C.A.; Sanini, C., & Sifuentes, M. (2012). “Ele está se socializando, mas... Estará aprendendo?” Os
dilemas de educador na inclusão de crianças com autismo na educação infantil. In C.A. Bosa, C. Sanini,
C.C.B. Roselli, & M.F.A. Lara (Eds.),
Paulo: Biscalchin Editor.
Bzuneck, J.A., & Guimaraes, S.E.R. (2003). Crenças de eficácia de professores: Validação da escala de
Woolfolk e Hoy.
Cacciari, F. R., Lima, F. T., & Bernardi, M. R. (2005). Ressignificando a prática: Um caminho para a inclusão.
Maior credibilidade da família nas potencialidadesSelf-efficacy: The exercise of control. New York: W.H.Freeman.Crenças e ensino de: Foco no professor, no aluno e na formação de professores (pp. 15-42). Campinas, Brasil: Pontes.Inclusão e avaliação na escola de alunos com necessidades educacionais especiais. PortoInclusão: O direito de ser e participar (pp.111-129). Piracicaba, SãoPsicoUSF, 8(2), 137-143.
Construção Psicopedagógica, 13
Kristensen, C.H., Lima, J.S., Ferlin, M., Flores, R.Z., & Hackmann, P.H. (2003). Fatores etiológicos da
agressão física: Uma revisão teórica.
Macintosh, K., & Dissanayake, C.L. (2006). A comparative study of the spontaneous social interactions of
children with high-functioning autism and children with Asperger’s disorder.
Murray, D.S., Ruble, L.A., Willis, H., & Molloy, C.A. (2009). Parent and teacher report of social skills in
children with autism spectrum disorders.
Robertson, K., Chamberlain, B., & Kasari, C. (2003). General education teachers’ relationships with included
students with autism.
Sanini, C. (2006).
competência social da criança e o papel da educadora.
Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre,
Brasil.
Schwarzer, R., & Hallum, S. (2008). Perceived teacher self-efficacy as a predictor of job stress and burnout:
Mediation analyses.
Serra, D. C. G. (2004).
processos.
Sifuentes, M. (2011).
autismo na Educação Infantil: Um estudo longitudinal.
Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre,
Brasil.Material copiado do projeto escola que protege
http://www.msmidia.com/ceprua/, 13-28.Estudos em Psicologia, (Natal), 8(1), 175-184.Autism, 10(2), 199–220.Language, Speech, and Hearing Services in Schools, 40, 109-115.Journal of Autism and Developmental Disorders, 33(2), 123-130.Autismo e inclusão na educação infantil: Um estudo de caso longitudinal sobre aUnpublished masther’s thesis, Programa de Pós-Applied Psychology: An International Review, 57, 152–171.A inclusão de uma criança com autismo na escola regular: desafios eDissertação de Mestrado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.O papel da mediação da educadora no desenvolvimento da brincadeira de crianças comUnpublished masther’s thesis, Programa de Pós-
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